Grandes dias, pequenas existências
quarta-feira, novembro 30, 2005
  Paciência de Pescador
É talvez uma analogia mal amanhada e ilógica mas passei uma hora sentada com os pescadores lisbonenses, à beira do nosso Tejo plantados, e não aguentei muito mais a quietude das suas respirações. Se os chineses são pacientes, então aqueles pescadores eram, lá bem no fundo, chineses puros. Por um tempo a minha respiração foi também a deles mas logo voltou à realidade e se fez sua novamente. Os pescadores, esses, lá ficaram; com um peixe a saltitar num balde e muitos outros à espera dos seus. Simplesmente, à espera. Envoltos no silêncio de quem pesca com paciência e de quem, com virtude, vai fazendo por si. Com passos e ondas e um bater constante e igual que é colhido pela pedra, faça chuva ou faça sol. J.A.V.
 
Comments:
só quem vive no Mar entende essa paciência... que não é paciência, é postura, é forma de estar.

há uns tempos atrás, não sei se lá na Onda, se em conversa de sms, respondia a uma pergunta que me pareceu tão idiota

mas não te vais aborrecer de estar aí sozinha à espera? eu posso demorar...

- esqueces-te que eu sou aquela que espera horas a fio em frente ao mar, que espera que o peixe talvez nem pique, que calmamente aguarda a onda que balança o barco, que respira a brisa que pode não vir enfunar a vela. eu sou aquela que passa a vida à espera de uma coisa que nem sequer é garantida, porque me hei-de aborrecer de estar aqui, sabendo que tu voltas?
 
Enviar um comentário



<< Home
Complexo e intangível,nervoso e irrequieto, intrincado e obnubilante, balbúrdico e heteróclito, marafado e perscrutante, mírifico e adstringente, contráctil e obstipante, cataclísmico e necrófilo, hemorrágico e micótico,extra-fofinho ou nada fofinho, observador e acutilante.. ou nem tanto... Truísmos (extra)ordinários (des)mistificados aqui partilhados.

Escreve-me:
ursula.iguaran@hotmail.com


(os ditos tempos já decorridos):
maio 2005 / junho 2005 / julho 2005 / agosto 2005 / setembro 2005 / outubro 2005 / novembro 2005 / dezembro 2005 / janeiro 2006 / fevereiro 2006 / março 2006 / maio 2006 /


Powered by Blogger